Voltar

Consultoria na Construção da Captação de Água

Conhecer o terreno é importante em qualquer ocasião. Nas captações de água não é diferente, pelo que a determinação do local do furo é uma etapa à qual devemos conceder a devida importância, com vista a encaminhar o investimento da forma correta.

Exemplo disso foi um trabalho que a Geoaqua fechou recentemente num aviário. O proprietário do negócio dispunha de quatro furos previamente realizados. As últimas duas captações não tinham água e os primeiros pouca água tinham, o que se tornava impossível para manter a produção dos animais.


O cliente solicitou a ajuda da Geoaqua para o sucesso de um futuro furo. Como tal, procedemos a um estudo de resistividade elétrica, com objetivo de compreender a medida de oposição do solo ao fluxo de corrente elétrica. Quanto mais baixa a resistividade, mais condutor é o material, o que é uma consequência da circulação de água no solo.

Recorremos a um resistivímetro com 72 eletrodos, que nos permitam recolher os dados necessários. O resultado da combinação de equipamentos de qualidade e técnicos certificados é uma análise ao terreno do cliente e da informação cartográfica e geológica disponível, o que permitiu a execução de perfis de resistividade nos locais com melhor potencial para obtenção de bons resultados e determinar o melhor local para realizar furos de captação.

Com esta aposta, o cliente saberá exatamente qual é o melhor local para perfurar e não gastará dinheiro em vão com a realização de um furo que possa não ter água.